DEP de Porto Alegre pede paciência aos moradores da Bordini, onde os trabalhos do Conduto Álvaro Chaves-Goethe irão atravessar o verão
2006-12-01
Os trabalhos do Conduto Forçado Álvaro Chaves-Goethe estão em ritmo acelerado em diversos pontos da Capital. Na altura da Coronel Bordini, entre a Marquês do Herval e a Marquês do Pombal, as escavações tiveram início na semana passada. No trecho da Bordini entre a Marquês do Pombal e a América, desde terça-feira ocorre o remanejo da rede cloacal. Segundo o diretor em exercício do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Sérgio Zimmermann, a obra irá se estender por quatro meses. 'É preciso que os moradores tenham muita paciência com os trabalhos na Bordini. É uma área delicada, principalmente em função do lençol freático', explicou.
As obras também se desenrolam na Pernambuco, entre a Chicago e Santa Rita. Para o dia 2 de janeiro, está previsto o início na avenida Cristóvão Colombo, entre a Bordini e a Dr. Timóteo. O empreendimento já está 80% pronto e a estimativa é concluí-lo entre julho e agosto de 2007. 'Em setembro e outubro faremos os testes no conduto e a previsão é que em novembro ele esteja em pleno funcionamento', informou.
O diretor relembra que a obra teve início em maio de 2005. Ao longo da construção, Zimmermann afirma que foi necessário enfrentar grandes dificuldades, especialmente em pontos críticos, como a Mata Bacelar e a Auxiliadora. 'Fazíamos a escavação e, com as chuvas, os buracos ficavam alagados', constatou. Para tentar superar as dificuldades, o dirigente destacou o trabalho da assessoria comunitária do DEP, no sentido de ouvir as reclamações de moradores, além do monitoramento ambiental.
Segundo Zimmermann, ainda não é possível avaliar os resultados do empreendimento. 'O conduto é uma obra que só funcionará quando estiver concluído', relatou. Porém, adiantou que, para tentar evitar os alagamentos, o DEP realiza trabalho de limpeza nas bocas-de-lobo. 'Só em 2005 foram limpos e recuperados 18 km de rede', esclareceu, observando que o conduto forçado tem um total de 15 km de extensão.
(Correio do Povo, 01/12/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp