Traços de radioatividade foram encontrados em 12 locais de Londres durante a investigação sobre a morte do ex-espião russo Alexander Litvinenko, anunciou ontem o ministro do Interior britânico, John Reid. Envenenado com o elemento radioativo polônio-210, o ex-agente da KGB morreu no dia 23 de novembro e ditou uma carta acusando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de ter planejado o seu assassinato - o que o Kremlin nega.
- Até agora, cerca de 24 locais foram ou estão sendo monitorados, e os especialistas confirmaram traços de contaminação em 12 deles - disse o ministro do Interior, sem detalhar os endereços, revalados mais tarde pela Scotland Yard.
Segundo os especialistas, os traços de polônio-210 encontrados podem ter vindo de um vazamento do frasco que o continha ou dos fluidos corporais de pessoas contaminadas. Lugares visitados por Litvinenko antes de morrer estão entre os que tiveram traços de radiação detectados. O secretário confirmou que três aviões da British Airways e um da empresa russa Transaero estão sendo investigados, mas que o risco para a saúde pública é baixo.
Especialistas da Agência de Proteção à Saúde britânica enfatizaram que o polônio-210 não é capaz de atravessar a pele humana. Ainda assim, 69 pessoas foram encaminhadas à agência por precaução, 18 das quais acabaram enviadas a clínicas especializadas. Reid afirmou que o corpo de Litvinenko será necropsiado hoje, com a presença de dois patologistas - um independente e outro designado pela família do ex-espião, que vivia desde 2000 como refugiado na Grã-Bretanha e tinha nacionalidade britânica.
Ontem também foi confirmado o envenenamento do ex-premier russo Yegor Gaidar, 50 anos, que foi acometido por uma doença repentina durante visita à Irlanda. Ele é um dos líderes do Partido Liberal e, como Litvinenko, um crítico do governo de Putin. Os médicos ainda não conseguiram determinar a substância utilizada.
Alguns locais contaminados
Itsu sushi bar (Picadilly)
Millennium Hotel
Casa do ex-espião, em Muswell Hill
Hospital de Barnet
University College Hospital
Sheraton Park Lane Hotel
Escritório de Boris Berezovsky
Sede da empresa de segurança internacional Erinys
Aeroporto de Heathrow
(
Clic RBS, 01/12/2006)