Tufão deixa pelo menos 146 mortos nas Filipinas
2006-12-01
Pelo menos 146 pessoas morreram na província de Albay por causa dos deslizamentos de terra provocados pela passagem do tufão "Durian" pelo sudeste das Filipinas, confirmou nesta sexta-feira a Cruz Vermelha.
O presidente do órgão nas Filipinas, Richard Gordon, disse que as equipes de salvamento tentam resgatar 80 pessoas que permanecem soterradas vivas em dois dos municípios afetados pelos desmoronamentos.
O governador da província de Albay, Fernando González, disse por telefone que recebeu informações de que há 100 desaparecidos, mas acrescentou que as autoridades provinciais ainda estão checando o número.
A situação na província é caótica devido aos cortes de energia elétrica e de comunicações e ao estado das estradas. O Escritório de Defesa Civil (OCD) informou em seu último relatório que havia 14 mil desabrigados em sete províncias do sul-sudeste de Luzon, a principal ilha das Filipinas.
Na quinta-feira, o tufão deveria atingir Manila. Mas ele perdeu força e se desviou para a ilha de Mindoro, cerca de 130 quilômetros ao sul da capital. Segundo o escritório meteorológico Pagasa, o tufão se dirige para o oeste do país a 19 km/h.
(EFE, 01/12/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/dez/01/18.htm?RSS