Tailândia instala primeira sonda contra ondas gigantes
2006-12-01
Especialistas da Tailândia e dos Estados Unidos instalaram nesta sexta-feira a primeira sonda submarina do sistema de detecção de ondas gigantes no Oceano Índico, a menos de um mês do segundo aniversário do maremoto que causou mais de 200 mil mortes na região.
É a primeira das duas sondas previstas no sistema de detecção e alerta desenvolvido pelo Centro Nacional Oceanográfico e Atmosférico dos EUA. Ela foi transportada de Phuket até um ponto próximo às ilhas Nicobar, no Mar de Andaman.
O chefe da equipe internacional, Dean Curtis, informou que a segunda sonda será instalada dentro de três meses, no fundo do mar e na linha do Equador. As duas sondas deverão emitir em poucos minutos um sinal via satélite aos centros de alerta de tsunami dos países banhados pelo Oceano Índico, como Indonésia, Índia, Sri Lanka, e Tailândia, os mais afetados pelo maremoto de 26 de dezembro de 2004.
Segundo os especialistas, o sistema pode detectar inclusive ondas com menos de um centímetro. Na Tailândia, o tsunami de 2004 causou cerca de 5.400 mortes. O país já instalou 79 torres de observação ao longo da costa.
(EFE, 01/12/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/dez/01/19.htm?RSS