Emissões de CO2 estão aumentando, alertam cientistas atmosféricos do Projeto Global de Carbono
emissões de co2
2006-11-30
Cientistas atmosféricos do Projeto Global de Carbono (Global Carbon Project) alertaram que as emissões de dióxido de carbono (CO2) estão aumentando mais rapidamente, apesar dos esforços internacionais em reduzir a utilização de combustíveis fósseis. Eles descobriram que a quantidade de dióxido de carbono que está sendo lançada para a atmosfera dobrou nos últimos 20 anos.
Cientistas do CSIRO, uma organização governamental Australiana voltada para pesquisas e que co-preside o Projeto Global de Carbono, descobriram que as emissões globais de dióxido de carbono alcançaram quase oito bilhões de toneladas no ano passado. Em 2000, o nível era de 6,8 Giga toneladas.
Novas informações da estação Cape Grim de monitoramento de poluição do ar, no noroeste da Tasmânia, monstram que as emissões de CO2 aumentaram 2,5% ao ano nos últimos cinco anos. Segundo o projeto, esta aceleração é proveniente principalmente de um aumento no consumo de carvão (devido ao aumento do preço do petróleo), e da falta de novos ganhos em eficiência energética.
O projeto não possui informações precisas sobre onde isto pode estar acontecendo, mas há evidências do aumento da queima de carvão em partes da Ásia e África. “Ao longo dos últimos 20 anos a taxa de aumento do dióxido de carbono na atmosfera quase dobrou,” disse o pesquisador Paul Fraser, especialista em assuntos atmosféricos.
Fraser explica que a partir do momento que inicia a redução das emissões, é difícil dizer em qual nível de gases do efeito estufa a atmosfera irá estabilizar. “Mas creio que será relativamente alto, o que significa algo como um aquecimento de dois graus ao longo dos próximos cem anos”, afirma.
Em paralelo a esta descoberta, no início do mês a Organização Mundial de Meteorologia (World Meteorological Organization) publicou dados que monstram um aumento na concentração atmosférica de CO2 nos últimos anos.
(ABC News Online e BBC, 29/11/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=16383&iTipo=5&idioma=1