Desde a noite de ontem (28/11), o Parque Ambiental da Souza Cruz, em Santa Cruz do Sul, oferece um novo e inusitado atrativo: o Jardim Escultórico, que congregará arte e natureza em um só lugar.
Inaugurada em setembro de 2003, a área verde de 85 hectares recebeu três grandes esculturas e um anfiteatro a céu aberto, considerado o segundo maior do Estado, com 350 lugares e aparência de coxilha - por conta do formato e da estrutura, à base de grama. Para quem passar por lá, um recado: não espere encontrar um jardim convencional.
- A idéia, aqui, é integrar as esculturas ao ambiente, como se fossem um prolongamento da natureza - explica o gerente de assuntos corporativos da Souza Cruz, Flávio Goulart, 38 anos.
Na área verde localizada entre 18 coleções de espécies vegetais variadas - desde álamos, plátanos e salgueiros até cactus e palmeiras -, uma escultura de 900 metros quadrados se mistura à paisagem. Trata-se de um mapa geológico do Rio Grande do Sul, elaborado pelo fotógrafo e paisagista Paulo Backes, que poderá ser tocado e percorrido pelos futuros visitantes.
Palestras para estudantes serão realizadas no parque
Logo adiante, uma estrutura de ferro e cerâmica de 12 metros de altura, criada pelo artista plástico Rogério Pessôa, lembra o formato de um junco - planta de haste longa desprovida de folhas, geralmente encontrada na beira de lagos e rios. Ao seu lado, no meio de um lago artificial, uma obra de arte feita de pedra, idealizada pelo artista Irineu Garcia e dedicada ao aqüífero guarani, também chama a atenção de quem passa.
- O que temos aqui é um centro de reflexão e de meditação - afirma Garcia.
Somente este ano, 1.480 pessoas conheceram o Parque Ambiental da Souza Cruz, localizado no distrito industrial de Santa Cruz do Sul, onde existem cerca de mil diferentes espécies de plantas já catalogadas. Amanhã, o anfiteatro será sede do projeto Diálogos Ambientais, com uma palestra voltada para estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Saiba mais
O que: Parque Ambiental da Souza Cruz
Onde: em Santa Cruz do Sul, no km 46 da rodovia que liga o município a Rio Pardo (BR-471), no distrito industrial
Visitas: guiadas por educadores ambientais, podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min, pelo telefone (51) 3719-7157 ou pelo e-mail parqueambiental@souzacruz.com.br
Quanto: entrada gratuita
(Por Juliana Bublitz,
Zero Hora, 29/11/2006)