Novo secretário do Planejamento Municipal de Porto Alegre vai priorizar o Plano Diretor
2006-11-29
A revisão do Plano Diretor de Porto Alegre será o principal desafio da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) em 2007. A afirmação foi feita ontem (28/11) pelo ex-secretário estadual da Educação José Fortunati, que assumiu o cargo, durante a cerimônia de posse no Paço Municipal. 'A formatação final do Plano Diretor é o projeto de mais urgência. Iremos valorizar as propostas que atendam às demandas da cidade e melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.' As modificações, explicou ele, serão resultado de amplo debate com a sociedade por meio dos Fóruns Regionais de Planejamento, que dividem a cidade em oito regiões.
Fortunati assumiu o cargo em substituição a Isaac Ainhorn, falecido no dia 14 de novembro. O fato de iniciar o trabalho com a equipe da secretaria já formada, segundo o novo titular da SPM, traz a responsabilidade de dar seqüência aos projetos desenvolvidos na gestão de Ainhorn. Ele destacou a proposta de revitalização do Centro de Porto Alegre. 'A área central tem se deteriorado muito nos últimos anos e a prefeitura quer dar atenção especial a essa parte da cidade', salientou.
Ao valorizar a escolha de Fortunati para o cargo, o prefeito José Fogaça afirmou que ele agregará experiência administrativa à secretaria, sem interromper o trabalho posto em prática por Ainhorn.
Fogaça negou desconforto com a bancada do PDT na Câmara Municipal, que pretendia indicar um vereador para a secretaria. 'A escolha de um vereador era perfeitamente possível, mas o que prevaleceu foi a adequação do nome ao cargo', explicou o prefeito.
Sobre o Plano Diretor, garantiu que 2007 será o ano da 'grande tomada de decisões'. A revisão, segundo ele, é prioridade para a prefeitura.
(Correio do Povo, 29/11/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp