Ibama apresenta o Sisbio ao CNPq
2006-11-29
O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Luiz Barroso Barros, esteve no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), ontem (28/11), para apresentar o Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio) ao presidente da agência, Erney Camargo. Foi anunciada, ainda, a integração já em funcionamento do Sistema com a Plataforma Lattes do CNPq.
O Sisbio é um sistema interativo e simplificado de atendimento à distância e de informação, que permitirá aos pesquisadores solicitar on line ao Ibama licenças de coleta de material biológico por meio da internet.
Participaram, também da reunião, o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo José Fernandes Barreto Mello, e Otávio Borges Maia, assessor desta instituição. Eles esclareceram os pontos polêmicos, que envolvem a licença permanente e as citações obrigatórias em publicações técnicas ou científicas oriundas das atividades autorizadas pelo Ibama. Apresentado pelo Instituto em outubro deste ano, após reuniões com a comunidade científica e órgãos do governo que formam o Comitê de Assessoramento Técnico do Sisbio (CAT-Sisbio), alguns dispositivos alterados no texto proposto provocaram questionamentos por parte dos pesquisadores.
Uma nova reunião do CAT- Sisbio acontecerá no dia 7 de dezembro para que todas as dúvidas sobre o processo sejam sanadas. Segundo Rômulo Mello, o sistema será implementado no dia 15 de dezembro.
Erney Camargo ressaltou que o CNPq está no processo como um mediador e espera que o consenso seja alcançado para que o sistema traga os benefícios que propõe para todos os envolvidos.
(CNPq/Agência MCT, 28/11/2006)
http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/42420.html