Ibama realiza audiências pendentes das usinas do Rio Madeira
2006-11-29
A Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama promove hoje e amanhã (29 e 30/11), as audiências públicas nos distritos de Abunã e Mutum-Paraná, em Rondônia. Essas são as duas audiências que não puderam ocorrer no começo do mês (8 e 9), devido liminar impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado de Rondônia (MPE-RO).
Com isso, as comunidades, que ficaram prejudicadas na ocasião, poderão se reunir para discutir os impactos do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira – formado pelas usinas hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau. Hoje (29/11), às 9 horas, a audiência de Abunã ocorrerá na Escola Municipalizada de Ensino Fundamental Marechal Rondon, na Rua Barão do Rio Branco, s/no.
No dia 30, às 9 horas, a audiência de Mutum-Paraná será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré, na Rua Nossa Senhora de Nazaré, s/no. A partir dessas duas últimas audiências, o Ibama ainda terá 15 dias para receber qualquer manifestação de cidadãos ou entidades representativas de Rondônia, por meio de documentos a serem protocolados na autarquia.
E será com base nesses e em outros documentos, já protocolados nas audiências de Porto Velho e Jaci-Paraná (nos dias 10 e 11), que o Ibama dará um parecer final, que poderá ser favorável, solicitar novas complementações ao estudo ou ser desfavorável à viabilidade ambiental do empreendimento.
(Por Sandra Tavares, Ibama, 28/11/2006)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4736