Começará amanhã (29/11), na PUCRS, o Desti-Nations 2006 - Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável. Até o dia 2 de dezembro, cerca de 5 mil pessoas participarão do evento. Ao todo, virão representantes de 43 países que apresentarão 120 casos mundiais de turismo sustentável, 20 ministros das áreas do Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento dos cinco continentes e 60 dirigentes empresariais, afiliados à Organização Mundial do Turismo (OMT). A programação conta com 19 painéis temáticos e mais de duas dezenas de atividades integradas.
A vinda dos afiliados da OMT resultou do esforço de uma força-tarefa, integrada pelo presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) e vice-presidente do Conselho Empresarial da organização mundial, Norton Luiz Lenhart. Pela primeira vez o encontro ocorrerá fora da assembléia geral da OMT. Serão discutidos vários temas ligados ao turismo mundial. Segundo Lenhart, o encontro da organização focará a visão empresarial do setor privado e tratará sobre as parcerias público-privadas no setor.
A delegação da OMT será composta por integrantes dos comitês de Educação, Negócios e Turismo, além do secretário-geral, Francesco Frangialli (França), do secretário adjunto, Taleb Rifai (Jordânia), e da diretora-geral dos países membros afiliados, Victoria de Marco (Espanha). Na quinta-feira haverá a conferência 'Associação público-privada para o desenvolvimento através do turismo', com o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e o secretário-geral da OMT, Frangialli, entre outros convidados.
Na sexta-feira, ocorrerá a reunião geral dos membros e filiados da OMT. Lenhart entende que o fórum dará grande visibilidade ao RS na área do turismo. 'É um momento importante para a Capital mostrar a sua profissionalização no turismo e convencer esse público internacional do seu potencial como grande destino turístico e de recepção a eventos nacionais e internacionais', observou o presidente da FNHRBS. Ele se preocupa com o impacto da crise da aviação (operação padrão dos controladores de vôo) nos itens eficiência e segurança.
(Correio do Povo, 28/11/2006)