A empresária Simone Valadares cresceu vivenciando o conceito de respeito à natureza. Afinal, há 37 anos a família dela começou a fabricar produtos de beleza utilizando leite de cabra como matéria-prima. O trabalho realizado em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, contribuiu para Simone acumular experiência. Ela decidiu abrir a própria empresa com uma proposta ousada: fabricar exclusivamente cosméticos orgânicos.
A Reserva Folio quer se tornar uma referência no mercado. Para atingir essa meta, a empresária cercou-se de especialistas para desenvolver uma linha adequada ao conceito. Menta, alecrim, hortelã, lavanda e produtos da Amazônia como cupuaçu e castanha-do-pará são algumas das matérias-primas utilizadas na composição de hidratantes, óleos pós-banho e sabonetes. Os produtos são certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD), que emite um selo internacional de qualidade.
A empresa é acompanhada de perto pelo Sebrae de Nova Friburgo, por meio da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor). Trata-se de metodologia utilizada pela Instituição para acompanhar o desenvolvimento e os resultados dos projetos apoiados. Com o apoio do Sebrae, Simone já participa de várias feiras importantes como Bio Fach. “Costumo dizer que o Sebrae é o grande padrinho da Reserva Folio”, brinca a empresária, valorizando todo o conhecimento adquirido em vários cursos de capacitação e gestão.
A empresária está convencida que a procura por produtos orgânicos é uma tendência crescente, porque significa uma compra consciente. Mas se preocupa com o que ela classifica como banalização do conceito. “Algumas empresas se aproveitam desse interesse para lançar produtos com o rótulo oportunista de orgânicos, sem respeitar princípios básicos como cuidado com o meio ambiente e proposta social, daí a importância da certificação”, alerta.
(Por Regina Mamede, Envolverde/Agência Sebrae, 27/11/2006)