Para evitar o abandono e os maus-tratos a animais de rua, o Centro de Educação Ambiental Sala Verde, ligado à Prefeitura de Alvorada, realizou ontem (26/11) uma série de atividades na praça central da cidade. Famílias inteiras lotaram o espaço destinado ao II Dia Solidário pra Cachorro para acompanhar desfiles de animais, como o cão mais bonito e o parecido com o dono. O trabalho desenvolvido pelo Sala Verde foi reconhecido pela Famurs, em janeiro, como um dos melhores na área de educação ambiental do Estado.
Além dos desfiles, agropecuárias instalaram estandes da praça para vender produtos a preços acessíveis. O dinheiro arrecadado com a locação dos espaços e a venda de animais por meio de um leilão serão revertidos à ONG Salva Animais, também de Alvorada. A entidade presta assistência a animais abandonados. Pacotes de ração canina e medicamentos veterinários levados pelo público também serão ofertados à instituição. Durante o evento, foi possível obter esclarecimento sobre doenças e vacinas.
O coordenador do Centro de Educação Ambiental Sala Verde, Marco Aurélio Verdade, afirmou que é comum o abandono de cães adultos e no período de veraneio. 'Quando o cachorro cresce, muitos se desfazem do animal. Na época de praia, algumas pessoas abrem o portão para abandonar o bicho. É isso que queremos evitar', comentou. Segundo ele, o centro recebe verbas do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal da Educação.
(Correio do Povo, 27/11/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp