O meio ambiente ganha mais um aliado. Trata-se do Instituto AME - Arte, Meio Ambiente e Educação, que tem o objetivo de contribuir com as empresas, instituições e órgãos governamentais na construção de cidadãos conscientes da importância do equilíbrio do planeta, através de pequenos gestos de preservação e do compromisso com os recursos naturais disponíveis no cotidiano. Apesar de ter sido oficializado mês passado, sua criação resulta de mais de 12 anos de trabalho de sua fundadora, a educadora e artista plástica Noara Tubino. 'Neste período, realizei junto ao Ateliê Noara Brasil trabalhos diversificados como por exemplo a 'Exposição Círculo da Natureza' com o propósito de formar um cidadão consciente. Procurei sensibilizar e conscientizar as pessoas, por meio das minhas peças em porcelana, mostrando a beleza da natureza e a necessidade de preservá-la', disse.
A educadora esteve em mais de 20 exposições, inclusive itinerante, com a participação de mais de mil pessoas. Foram realizadas ações que possibilitaram o aprendizado de maneira diferenciada, enriquecendo o conhecimento tanto de comunidades escolares como da própria população. Segundo Noara, as atividades, que tiveram apoio de diversos órgãos, entidades e empresas privadas, deram início a todo o seu projeto que já ultrapassa fronteiras e tem o reconhecimento do MEC e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Segundo Noara, a idéia é trabalhar os conceitos de arte, meio ambiente e educação integrados às demais áreas do conhecimento.
'Com a arte desenvolvemos o lado afetivo, as emoções, a sensibilidade, a observação, a concentração, o equilíbrio e a disciplina', ressaltou. Noara lembrou que o projeto se estende à comunidade através de oficinas e práticas, envolvendo a geração de renda integrada à economia sustentável.
Detalhes: e-mails instituto@institutoame.org.br, noara@noarabrasil.com.br e pelo site www.institutoame.org.br.
(Correio do Povo, 27/11/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp