Diretor-presidente da Refap S/A se declara obcecado por consolidar conceito de refinaria verde
2006-11-24
O diretor-presidente da Refap S/A, Hildo Henz, revelou ontem que pretende concluir, 'o mais rápido possível', negociações com Braskem, Ipiranga e DSM para o fornecimento de 110 mil toneladas de propeno e iniciar as entregas até o final de dezembro. Até lá, o produto é comercializado no mercado. Henz fez uma palestra sobre a Refap e o cenário regional em reunião-almoço da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre, no Plaza São Rafael, quando explicou que a sinergia com o Pólo Petroquímico de Triunfo é uma das diretrizes da empresa, ao lado da qualidade dos combustíveis. 'Vamos perseguir essa linha', afirmou. De acordo com ele, a inauguração da duplicação da Refap ainda não tem data. A mais provável é janeiro. Será uma cerimônia simbólica, pois o refino é de 190 mil barris de petróleo/dia desde setembro. Antes era de 120 mil. A ampliação de 1,2 bilhão de dólares foi o maior investimento do Estado e o maior projeto de expansão e modernização de refinarias no país. O faturamento anual da Refap passará de R$ 8 para R$ 22,5 bilhões e a fatia no PIB/RS, de 5,7% para 7,7%.
Com a ampliação, o Rio Grande do Sul se tornou auto-suficiente em combustíveis, mas a retração de mercado direcionou produtos para o exterior. Segundo Henz, a Refap exporta mensalmente 40 milhões de litros de gasolina para a África e o Caribe e 60 milhões de litros de diesel para o Mercosul.
Hildo Henz revelou também ter duas obsessões como diretor-presidente da Refap S/A: consolidar os conceitos de empresa-cidadã e de refinaria verde. Graças a essa última obsessão, a Refap se tornou referência nacional no setor, pois é a única refinaria do Brasil com monitoramento on-line da emissão de gases.
(Panorama Econômico - Denise Nunes, Correio do Povo, 24/11/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp