Banco de dados ambientais do ON terá recursos de R$ 1,2 milhão da Petrobras
2006-11-24
A Petrobras assinou um contrato com o Observatório Nacional (ON), no valor de R$ 1,2 milhão ao ano, que vai garantir à estatal de petróleo o acesso ao banco de dados ambientais Bampetro, desenvolvido pelo ON, unidade de pesquisa que é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Integrante da Rede de Tecnologia Petrolífera do Estado do Rio de Janeiro (Redepetro), o Observatório coordena o banco de dados que envolve outras instituições de pesquisas nas áreas da geofísica, meteorologia, biologia, oceanografia física, química e socioeconomia. As informações reunidas e analisadas pelo Bampetro são necessárias para que as empresas exploradoras de petróleo possam elaborar estudos e relatórios de impactos ambientais.
O projeto Bampetro teve início em 2002 e, com recursos do Fundo Setorial de Petróleo e Gás (CT-Petro), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), formou um portal e um banco de dados especializados no armazenamento, intercâmbio e divulgação da informação ambiental georeferenciada, abrangendo tanto a porção marinha quanto a área continental do território brasileiro.
Segundo Sérgio Fontes, diretor do ON, o contrato assinado com a Petrobras assegura o financiamento do Bampetro, que conta atualmente com uma equipe de 17 pesquisadores, durante dois anos. A primeira parcela dos recursos será liberada no próximo mês de dezembro.
Para saber mais sobre o banco de dados ambientais acesse o endereço http://www.bampetro.com
(Por Helena Beltrão, Agência MCT, 23/11/2006)
http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/42343.html