81% do desmatamento de MT ocorrem em áreas privadas
2006-11-24
Mato Grosso atingiu 1.120 km quadrados de desmatamento em setembro deste ano, índice 90% maior que no mês de agosto, conforme imagens do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), desenvolvido pelo Imazon. Pelo menos 81% ocorreu em propriedades privadas, apesar da participação dos assentamentos de reforma agrária ter subido de 9% para 18%, no mesmo período.
O coordenador adjunto do ICV, Laurent Micol, diz que 88% do total derrubado não tem licenciamento ambiental, ou seja, é ilegal. Entre os municípios mais desmatados, Colniza (noroeste do Estado) foi o campeão mensal, com 198 km2. A cidade lidera o raking do desmatamento há três anos.
A região centro norte é recordista na derrubada, entre Lucas do Rio Verde e Sinop. A tendência hoje está no extremo norte, em localidades como Tapurah e Nova Maringá. O ICV é parceiro da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que acompanha cerca de 180 processos de desmatamento ilegal, nos encaminhamento na esfera civil e criminal.
(Gazeta de Cuiabá, 23/11/2006)
http://www.gazetadigital.com.br/