Morre na China único panda branco e marrom do mundo
2006-11-24
Qin Qin, o único panda branco e marrom do mundo, morreu, sem deixar filhotes, num zoológico da província chinesa de Shaanxi, no norte do país, informou nesta sexta-feira o jornal China Daily. A morte repentina do animal, na madrugada de quarta-feira, surpreendeu os tratadores do zôo. Na véspera, Qin Qin não mostrou nenhum sintoma de doença, brincou como era seu costume e comeu frutas e pasta de arroz.
Os veterinários acreditam que Qin Qin, um macho de 17 anos, pode ter morrido de um edema pulmonar. Uma autópsia vai determinar a causa exata de sua morte. Qin Qin pesava 100 quilos e media 1,72 metro. Ele era filho de Wan Wan, um panda macho branco e preto, e Dan Dan, uma fêmea branca e marrom.
Apesar de sua idade, Qin Qin nunca tinha cruzado. Os cientistas do Parque de Qinling, em Xian, começaram em fevereiro a busca de uma possível "namorada" para o raro animal. Como a busca não deu resultados, os especialistas tinham decidido inseminar artificialmente alguma fêmea de outra reserva com o esperma do panda. O projeto estava agendado para a próxima primavera, período de maior atividade sexual dos pandas.
Segundo a Administração Florestal Estatal e o grupo ambientalista WWF, cerca de1.600 pandas gigantes, uma das espécies em maior perigo de extinção do planeta, vivem nas montanhas da província de Sichuan e nos montes Qinling, na China.
(EFE, 23/11/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/nov/24/23.htm?RSS