SOS Amazônia realiza trabalhos para recuperar nascente do São Francisco
2006-11-23
Um dos principais afluentes do rio Acre, o igarapé São Francisco foi duramente castigado pela ação humana nestas últimas décadas. Todo tipo de poluição foi jogado nas suas águas, desde entulhos, até o esgoto dos bairros vizinhos do manancial. Para tentar reverter este quadro e recuperá-lo, vários trabalhos estão sendo desenvolvidos, tanto por órgãos governamentais quanto por ONGs.
A SOS Amazônia tem sido a grande parceira nos trabalhos de recuperação das nascentes do São Francisco. Através de financiamentos do HSBC a ONG está realizando ações de recuperação de uma das nascentes do igarapé, localizada no bairro Irineu Serra. Nesta região, segundo a técnica ambiental Cleuza Rigamonte, o principal problema é o desmatamento. A região da nascente foi devastada para dar lugar a pastagens.
Para tentar recuperar a área degradada, a SOS Amazônia está trabalhando em dois segmentos: o educacional, e estrutural. No quesito educação, o objetivo é fazer com que as pessoas que moram próximas ao velho Chico estejam informadas sobre a importância dele e do meio ambiente em si. Já na área estrutural a meta é fazer o trabalho de recuperação através do reflorestamento.
Além disso, a ONG vem desenvolvendo trabalhos de conscientização junto às crianças que estudam nos colégios dos bairros no qual o igarapé flui suas águas. Uma destas escolas é a Mestre Irineu Serra, o mesmo local onde está sendo realizada a recuperação. As crianças do colégio João Mariano participam de oficinas de teatro e pintura, onde, ao mesmo tempo em que aprendem uma arte, também são ensinadas a cuidar mais e melhor da Natureza. No dia 6 de dezembro elas farão a encenação de uma peça teatral no Teatro Hélio Melo onde estarão mostrando a importância da conservação do meio ambiente.
(Por Fabio Pontes, O Rio Branco – AC, 22/11/2006)
http://www.oriobranco.com.br/