Moradores da área rural de Porto Alegre protestam contra Operação Urbana Lomba do Pinheiro
2006-11-23
Moradores da área rural da Estrada do Rincão, no bairro Belém Novo, zona Sul da Capital, se reuniram ontem (22/11) pela manhã em manifestação na frente da prefeitura. Utilizando carroças, protestaram contra a minuta do anteprojeto de lei que institui a chamada Operação Urbana Consorciada Lomba do Pinheiro. O projeto visa a provocar modificações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização da área ambiental na região.
O ambientalista Marcus Chagas, um dos participantes do protesto, acredita que a intenção do Executivo é outra. 'Esse projeto vai prejudicar os produtores da região e poderá causar um crime ambiental', disse, afirmando que a iniciativa vai alterar o Plano Diretor da cidade e permitir o fracionamento da área em pequenos lotes de terra, diminuindo a mata nativa.
Ainda pela manhã, os manifestantes foram recebidos no Paço Municipal pelo secretário municipal de Coordenação Política e Governança, Cézar Busatto, e pela secretária interina do Planejamento, Rosane Zottis Almeida. Rosane salientou que a proposta integra o Projeto Integrado Lomba do Pinheiro, desenvolvido desde 1998 por várias secretarias, e que a minuta é resultado de diagnóstico ambiental realizado pela Ufrgs. Ficou acertada nova reunião para 4 de dezembro entre a comunidade e agentes da prefeitura.
(Correio do Povo, 23/11/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp