A recente valorização nas cotações do óleo de soja fez as indústrias de biodiesel recalcularem seus custos de produção. Conforme a Tetras Corretora, o preço do produto, cotado ontem em São Paulo a R$ 1.800 a tonelada, subiu 63,6% no ano e 38,5% desde o fim de setembro, quando a soja iniciou ciclo de alta na bolsa de Chicago por conta da demanda para produção de biodiesel nos EUA. O preço já supera o do biodiesel, que no último leilão da Petrobras ficou em R$ 1.746,66 a tonelada.
"Com a entrada da safra nova, a partir de janeiro, esse preço deve baixar, mas não chegará aos níveis praticados no início deste ano", diz Renato Sayeg, da Tetras. Para Univaldo Verdana, consultor da Biodiesel BR, a valorização do óleo de soja preocupa, principalmente porque o produto é hoje a única matéria-prima disponível em volume suficiente para atender à demanda das indústrias.
"Pinhão-manso, girassol, mamona têm volumes mínimos. As usinas de biodiesel terão que fazer como as sucroalcooleiras, contratar produção. Senão, ficarão refém do mercado", diz Verdana. Para o consultor, empresas como Caramuru, Granol e Cocamar, que têm estoques de grãos, terão mais facilidade para administrar os custos.
Para Verdana, muitos dos projetos em fase de estudos correm o risco de não sair do papel. "Muitos anúncios foram feitos quando o preço do óleo de soja era baixo. Com a cotação atual, o biodiesel de soja torna-se muito pouco competitivo", afirma. Conforme dados da Brasilagro, agência especializada em bioenergia, há no país dez usinas em operação e 42 em fase de estudos ou implementação. As já construídas têm capacidade para produzir 740,3 milhões de litros de biodiesel/ano. As plantas em fase de construção terão capacidade para 1,187 bilhão de litros/ano e os projetos, 1,95 bilhão de litros/ano.
Lucilio Alves, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), estima que o óleo de soja subiu 44% nos últimos 12 meses. "Faltam definições tributárias, como a tarifa de ICMS e IPI e se sobre o biodiesel incidirá a Cide. Será necessário mudar a tributação para estimular a produção do biocombustível, já que a soja não tende a baixar tanto de preço", diz.
Ontem, na inauguração da usina de biodiesel Barrálcool, em Barra dos Bugres (MT), o presidente Lula afirmou que o país tem as condições ideais para produzir biodiesel em escala suficiente para atender os mercados interno e externo. Segundo ele, há no país 3,6 mil postos vendendo biodiesel e já estão marcados leilões para a compra de 840 milhões de litros.
(
Valor Online, 22/11/2006)