Empresas britânicas planejam diminuir pegada de carbono de seus produtos
2006-11-23
Com o objetivo de ajudar empresas a reduzir suas emissões de carbono, o Reino Unido planeja entregar produtos e serviços ‘low carbon’ (em português algo como baixo carbono) aos consumidores britânicos. O relatório “Pegadas do carbono na cadeia de fornecimento: o próximo passo para os negócios” (Carbon Footprints in the supply chain: the next steps for business’) descreve como as companhias podem identificar as ‘pegada de carbono’ dos produtos e serviços fornecidos.
O Carbon Trust, empresa responsável pelas pesquisas, alegou que ao adotar uma investigação sobre o carbono nas suas cadeias de fornecimento, as empresas podem mapear as emissões em cada estágio, desde a matéria-prima até o consumo. Esta abordagem deve ajudar empresas a suprir um crescente demanda dos consumidores, entregando produtos genuinamente ‘low carbon’. Pesquisas demonstraram que 66% dos consumidores britânicos desejam saber mais sobre a pegada de carbono dos produtos adquiridos.
“Reduzir o carbono nas cadeias de fornecimento é o próximo passo crítico na contribuição das empresas para mitigar as mudanças climáticas e, como o relatório Stern deixou claro, representa uma oportunidade comercial significativa”, afirma o chefe executivo do Carbon Trust, Tom Delay.
Projetos pilotos com os salgadinhos Walkers e com a companhia da area midiática Trinity Mirror apresentaram o pontecial anual de economizar 2,7 milhões de libras esterlinas (cerca de 10,8 milhões de reais) e 28 mil toneladas de dióxido de carbono – o equivalente a emissões de 5mil residências.
“Entregar nas mãos dos consumidores produtos low carbon não irá somente reduzir as contas de luz e melhorar a reputação corporativa, mas abrirá novas fontes de receita, e aumentará a lealdade às marcas", diz Delay.
Trabalhos similares já estão sendo desenvolvidos com as companhias Boots (rede de farmácias), Cadburys Schweppes (área alimentícia) e Mark&Spencer (loja de departamentos). O projeto com a Boots pretende traçar a pegada do carbono dos produtos e criar um shampoo com baixas emissões de carbono ‘low carbon shampoo’.
O sucesso dos projetos pilotos indicam que no futuro as empresas poderão construir uma pegada de carbono limpa para seus produtos, identificar as maiores fontes tanto das suas emissões como das suas companhias, identificando oportunidades para reduzir emissões e custos, e criar produtos low carbon.
(Por Fernanda Müller, CarbonoBrasil, 23/11/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=27991