Seminário discute sustentabilidade do Aqüífero Guarani
2006-11-22
O uso racional dos recursos de bacias hidrográficas, com destaque especial para o aqüífero guarani - o maior reservatório subterrâneo de água do doce do mundo -, é o foco do 2º Seminário Internacional de Gestão Social de Bacias Hidrográficas, que teve início ontem (21/11) na cidade de Urubici, na Serra catarinense, e continua hoje em Florianópolis.
Especialistas do Brasil e do exterior estão reunidos no evento que é uma iniciativa da rede universitária interamericana para a gestão social de bacias hidrográficas (Uniáguas), da qual faz parte a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Estão presentes delegações do Canadá, dos Estados Unidos e do México. Participam, ainda, representantes das primeiras nações que habitaram os quatro países - innu (do Québec); navajo (dos EUA), yaque (do México) e tupi-guarani (do Brasil). O objetivo é ouvi-los sobre seus conceitos e visões a respeito da água e da natureza e abrir um diálogo com as demais lideranças sociais e científicas envolvidos com o tema.
Para hoje, está prevista assinatura de dois acordos de cooperação entre a UFSC, Universidade do Arizona e com o Colégio de Sonora, de Hermosillo, México. À frente da organização do evento, estão a UFSC, a Prefeitura Municipal de Urubici, a Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina e o Instituto Autopoiesis Brasilis.
(A Notícia – SC, 22/11/2006)
http://an.uol.com.br/2006/nov/22/0ger.jsp