Caderno setorial mostra que saneamento é desafio não só para a indústria
2006-11-21
O Caderno Setorial de Recursos Hídricos – Indústria e Turismo registra o conflito da indústria com o saneamento e ressalta que é um desafio não só para a indústria, mas para todo o país. Estudos da ANA mostram, por exemplo, que mesmo em regiões em que o índice de chuvas é alto e com potencial hídrico elevado, há redução na oferta de água devido ao comprometimento da qualidade da água.
Segundo o documento, há dificuldade das indústrias de diversos setores de captar água limpa, o que é indispensável na maioria da produção industrial. O caderno constata que é difícil fazer um cenário sobre a demanda do uso de água pela indústria e como a água é devolvida aos corpos hídricos, porque não há cadastros confiáveis dos usuários de água que retratem valores precisos. Além disso, o sistema de outorga é insipiente na maioria dos estados.
Outro desafio para a indústria, ligado indiretamente ao recurso hídrico, é o sistema de transporte. Com a crescente necessidade de desconcentração dos pólos industriais, a hidrovia seria uma alternativa viável, já que o modal rodoviário está saturado. Por isso, o setor industrial já sinalizou interesse no aprofundamento de estudos para identificar a melhor forma de investir no transporte hidroviário.
Mas ainda há outro desafio ligado à água para a indústria, a hidroenergia. A indústria, como dependente da energia para produzir, aponta no caderno de recursos hídricos, que é preciso ter uma fonte de energia segura para acompanhar os índices de crescimento industrial.
Em 2001, com o racionamento de energia, por exemplo, a indústria demitiu e diminuiu sua produção. A redução do consumo de energia foi da ordem de 8%, com efeito direto nas importações e exportações.
(Por Lana Cristina, Agência Brasil, 20/11/2006)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/11/20/materia.2006-11-20.3667483780/view