Audiência pública mostra as etapas em que se encontram os projetos de energia no RS
2006-11-21
Empreendedores dos vários projetos de geração de energia em desenvolvimento no Estado mostraram na manhã de ontem as etapas em que se encontram cada um dos trabalhos e seu cronograma de ação. A apresentação ocorreu durante audiência pública realizada pela Subcomissão de Energia, vinculada à Comissão de Economia e Desenvolvimento, na Assembléia Legislativa.
Entre as novidades apresentadas durante a audiência esteve a da situação do parque eólico de Tramandaí. Na semana passada, o consórcio Elebrás/Innovent, responsável pelo empreendimento, conseguiu derrubar a liminar que barrava a construção do parque, com capacidade de geração de 70 megawatts (MW). Segundo a empresa, a partir da nova decisão judicial, a expectativa é iniciar as obras até o final do ano que vem, com conclusão prevista em 12 meses. Além dos projetos que utilizam a fonte eólica, foram apresentados também os de recursos hídricos e os termelétricos.
De acordo com o deputado Valdir Andres (PP), presidente da Subcomissão, os empreendimentos de geração de energia confirmados para o Estado envolvendo as três fontes totalizam 1.218 MW, valor equivalente a 26% da atual potência instalada no RS. Andres explicou que o objetivo da audiência pública foi verificar o andamento dos projetos e a possível existência de problemas cujo encaminhamento seja passível de auxílio do Legislativo. Um novo encontro com o setor e os órgãos de proteção ambiental ficou marcado para o dia 27 de novembro.
(Correio do Povo, 21/11/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp