Sinos ganha 40 mil metros cúbicos de oxigênio puro por 30 dias
2006-11-21
O equipamento que injetará oxigênio puro no Rio dos Sinos foi instalado ontem (20/11) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O funcionamento deve começar hoje com a expectativa de melhorar o nível de oxigênio após o desastre ambiental ocorrido no mês passado, que matou mais de 86 toneladas de peixes. Serão injetados 40 mil metros cúbicos de oxigênio puro por um período de 30 dias.
Segundo o diretor técnico da Fepam, Jackson Müller, outro equipamento similar será instalado nos próximos dias na foz do arroio João Corrêa, em São Leopoldo. A meta é elevar a oxigenação da água, passando de 1,5 miligramas por litro (mg/l) nos trechos críticos para 3,5 mg/l, índice considerado satisfatório para a sobrevivência dos peixes. O primeiro equipamento chegou na semana passada de Jaraguá do Sul (SC), cedido pela empresa White Martins, de Sapucaia do Sul. O segundo será fornecido pela Air Products, de Guaíba.
O óleo diesel e a gasolina necessários para o funcionamento dos equipamentos serão doados pelas prefeituras de Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Campo Bom e Esteio. A operação não terá custo para o governo do Estado porque as empresas firmaram termo de cessão do material. Uma equipe da Fepam, composta por técnicos de diversas áreas, fará o monitoramento do processo de oxigenação.
(Correio do Povo, 21/11/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp