Ecossistemas marinhos podem sofrer com as mudanças climáticas
2006-11-21
As conseqüências do aquecimento global podem alcançar o fundo do mar, interrompendo o fluxo de nutrientes vitais de águas superficiais para os ecossistemas do oceano profundo. Estes nutrientes, na forma de sedimentos e matéria orgânica, são afunilados até as profundezas do oceano através de vastos canyons submarinos.
Acreditava-se que estes fluxos eram desencadeados por deslizamentos de terra, e enchentes de rios. Agora, Miquel Canals, da Universidade de Barcelona, e alguns colegas demonstraram que as correntes marinhas sazonais também causam estes fluxos.
A partir da formação de águas densas em margens continentais, através do resfriamento causado pelo vento e pela evaporação, estas correntes agem como uma fonte de nutrientes essencial para os ecossistemas de águas profundas.
Ao passo que o aquecimento global aumenta a temperatura da superfície do oceano, ele poderia causar uma grande redução na formação das águas densas. Isto poderia levar a uma redução significativa da freqüência e intensidade das correntes sazonais, com um efeito devastador sobre os ecossistemas profundos, os quais dependem dos nutrientes. “O efeito tem sido subestimado,” disse um dos pesquisadores, Pere Puig.
(Por Fernanda Müller, CarbonoBrasil, 20/11/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=16219&iTipo=5&idioma=1