Evento pede Rio Caí limpo e tratado
2006-11-17
Através de música, vídeos e doação de mudas, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) promoveu uma tarde voltada à conscientização sobre o meio ambiente. Com a promoção da Boca no Mundo Produções, o 3º Circuito Ecológico ocorreu na tarde de quarta-feira (15/11), no Cais do Porto, junto com a 11ª edição do Programa de Auditório.
"O nosso objetivo é incentivar a educação ambiental, a preservação do Rio e lutar pela construção de uma usina de tratamento de esgoto", explicou o produtor e apresentador do evento, André Zanatta. "Queremos evitar que aconteça com o Rio Caí o que aconteceu com o Sinos", completou, referindo-se à morte de milhares de peixes no mês de outubro. Zanatta destacou que ações em Montenegro são necessárias, mas não são suficientes. "Ficamos no final da bacia hidrográfica do Rio e, por isso, temos que mobilizar todos os 40 municípios que formam a bacia."
Durante a tarde, pilhas e baterias velhas puderam ser trocadas por mudas de plantas. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) distribuiu folhetos informativos e mostrou, através de uma miniusina, como é feita a limpeza da água. A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), também marcou presença no evento, que iniciou com dois atletas fazendo rappel na caixa d’água, onde foi estendida uma faixa com o apelo "SOS Rio Caí".
(Por Amanda Fetzner, Jornal Ibiá, 16/11/2006)
http://www.jornalibia.com.br/