Terremoto causa pequeno tsunami na costa do Japão
2006-11-16
Um pequeno tsunami atingiu a costa norte do Japão na quarta-feira, de acordo com a Agência Meteorológica Japonesa. A agência esperava inicialmente um tsunami com ondas de pelo menos dois metros de altura depois que um terremoto de magnitude 8,1 na escala Richter atingiu as Ilhas Kurilas, arquipélago administrado pela Rússia na costa japonesa.
No entanto, a entidade informou que uma onda de apenas 40 centímetros atingiu o porto de Nemuro, na Ilha japonesa de Hokkaido. O terremoto ocorreu cerca de 390 km ao leste da Ilha de Iturup, conhecida como Etorofu no Japão, às 20h15 no horário local (9h15 no horário de Brasília), de acordo com a agência meteorológica japonesa. Não há informações sobre feridos ou danos causados pelo terremoto.
Alerta
Há informações de que pelo menos mais um tsunami, ainda menor, foi gerado pelo tremor na Ilha de Hokkaido. Por causa do terremoto, o Centro de Alertas sobre Tsunamis no Pacífico dos Estados Unidos também emitiu um alerta para a costa da Rússia. O alerta também se aplicava às Ilhas Kurilas, à Ilha japonesa de Hokkaido, às Ilhas Marcus, às Ilhas Wake e às Ilhas Midway. A posição geológica do Japão torna o país um dos locais mais suscetíveis a terremotos em todo o mundo.
Por isso, as autoridades locais desenvolveram um sofisticado sistema de alerta para tsunamis controlado pela agência meteorológica nacional. Quando a região é atingida por um terremoto capaz de desencadear um tsunami, a agência japonesa emite um alerta cerca de três minutos depois. De acordo com Chris Hogg, repórter da BBC em Tóquio, os últimos tsunamis na região causaram grandes estragos no Japão, mas foram maiores do que o desta quarta-feira.
(BBC, 15/11/2006)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/11/061115_alertatsunamidt.shtml