ONU adverte China para os desafios da poluição da água
2006-11-16
As Nações Unidas informam que, embora tenha feito progressos no esforço para levar água à população, a China enfrenta sérios desafios no combate à poluição. A poluição da água e a falta de água limpa para beber são alguns dos problemas mais graves da China, com a maioria dos rios, canais e lagos gravemente contaminados pela poluição industrial, agrícola e doméstica.
"A poluição das fontes de água é disseminada e cada vez mais grave na China. Enquanto isso, usa-se mais água do que se repõe, o que aparece na queda do nível do lençol subterrâneo e no ressecamento dos rios", disse a vice-representante-residente do programa de desenvolvimento das Nações Unidas na China, Alessandra Tisot.
"Com as necessidades de consumidores, da produção industrial e da produção agrícola competem em meio ao boom da economia, podemos esperar que esses problemas se agravem", afirmou Tisot, numa entrevista coletiva.
A despeito do reconhecimento crescente do terrível custo do boom industrial chinês para o meio ambiente, poluidores continuam a sujar a água e o ar, graças à imposição frouxa das regras e restrições pelas autoridades locais. Mas Tisot disse que China obteve resultados "impressionantes e elogiáveis" ao estender o acesso á água e ao saneamento pelo país.
(AP, 14/11/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/nov/14/253.htm?RSS