PNUD lança fórum virtual sobre Relatório de Desenvolvimento Humano 2006
2006-11-14
Uma ferramenta virtual lançada ontem (13/11) pelo PNUD vai ampliar o debate sobre o Relatório de Desenvolvimento Humano 2006, que tem como tema centrais o acesso à água e ao saneamento básico. Trata-se do Fórum sobre o Relatório de Desenvolvimento Humano, que trará toda semana um especialista para debater com os internautas um assunto ligado ao estudo.
Intitulado “Além da escassez: poder, pobreza e a crise mundial da água” e lançado na quinta-feira (9/11), o relatório apresenta dados inéditos sobre a quantidade de pessoas pobres que vivem sem água e esgoto, sobre as desigualdades de acesso dentro dos países e entre eles e sobre a relação entre o uso de água potável e a mortalidade infantil. O primeiro tópico do debate é o que o Brasil precisa fazer para levar água limpa e saneamento aos mais pobres. Quem conversa com os internautas sobre isso é o economista Flavio Comim, consultor do PNUD no Brasil e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
“Para melhorar o acesso e a qualidade da água e saneamento para as pessoas excluídas é necessário um conjunto de medidas que inclui tarifas subsidiadas, subsídios cruzados, medidas de recuperação de custos sustentáveis e eqüitativas e estratégias de fortalecimento da demanda”, diz Comim, especialista em Economia da Pobreza, doutor e pós-doutor em Economia pela University of Cambridge.
Para acompanhar a discussão, basta entrar na página e ler o texto inicial e as considerações feitas pelos leitores. Para participar, é necessário apenas cadastrar-se e inserir o comentário. Toda sexta-feira será iniciado um novo tema de debate e, ao final da iniciativa, o PNUD deverá lançar uma publicação com os melhores trechos de todas as discussões.
(PNUD Brasil, 13/11/2006)
http://www.pnud.org.br/saneamento/reportagens/index.php?id01=2397&lay=san