As Nações Unidas devem aprovar o requerimento das Filipinas por ajuda às famílias afetadas pelo derramamento de petróleo em Guimaras, uma ilha exótica da província filipina de Visayas, conhecida por suas esplêndidas areias.
O embaixador Lauro Baja Jr, representante das Filipinas na sede da ONU, em Nova Iorque, disse, no último final de semana, que "o segundo comitê econômico e financeiro da Assembléia Geral adotou uma resolução buscando a ajudar neste que foi o pior desastre marítimo".
O enviado informou que 55 Estados-membros aprovaram a resolução na quarta-feira passada (8/11), abrindo caminho para uma maior assistência de agências das Naçlões Unidas e instituições financeiras internacionais. "As ações do plenário da Assembléia Geral sobre esta resolução, no mês que vem, serão apenas uma formalidade", disse Baja.
Cerca de 7 mil famílias em 59 localidades nas Guimaras foram afetadas quando o navio cargueiro M/T Solar 1 afundou no dia 11 de agosto deste ano, poluindo uma das praias mais limpas das Filipinas. O cargueiro levava 2,1 milhões de litros de combustível.
(Por Guil Franco,
Khaleej Times, 14/11/2006)