Diversos países avançam em reflorestamento, mostra estudo
2006-11-14
As florestas continuam a desaparecer em alguns países, mas o volume de árvores por quilômetro quadrado aumenta em muitos outros, de acordo com um novo estudo. Grupos de defesa do meio ambiente alertam há tempos para a destruição das matas em países como o Brasil e a Indonésia, onde o abate de árvores continua, mas uma pesquisa recente, que analisa não apenas a área coberta, mas a densidade da população de árvores, encontrou crescimento das florestas em 22 países, ao longo dos últimos 15 anos.
O trabalho, encabeçado por Pekka E. Kauppi, da Universidade de Helsinque, na Finlândia, aparece na edição desta terça-feira (14/11) do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences. Os cientistas estudaram 50 países com amplas florestas. Entre 1990 e 2005, o estoque total de florestas caiu mais depressa na Indonésia, Nigéria e Filipinas, e cresceu mais rapidamente na Ucrânia e na Espanha.
Países com aumento no estoque de florestas são, segundo o artigo: Áustria, Bielo-Rússia, Chile, China, República Checa, Finlândia, França, Índia Itália, Costa do Marfim, Japão, Malásia, Nepal, Noruega, Polônia, Rússia, Espanha, Suécia, Turquia, Ucrânia, EUA e Vietnã. O estudo foi financiado pela Academia da Finlândia e pela Fundação Nacional de Ciências da China.
(AP, 13/11/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/nov/13/343.htm?RSS