A problemática da água se impõe cada dia mais em nossas vidas. Hoje é quase uma rotina deparar, sobretudo nas grandes cidades, com problemas graves de esgoto a céu aberto, lixo contaminando rios e nascentes e enchentes, entre outros. Foi pensando nisso que a Revista USP traz nessa edição de número 70 um dossiê com textos variados, da filosofia à arquitetura, sobre água doce ou salgada, abordando essa preocupante questão do nosso tempo.
Com este número, a revista dá inicio à trilogia dos quatro elementos da natureza. A terra será o tema da próxima edição e, na seguinte, se discutirão, conjuntamente, os elementos ar e fogo, acrescentando-se o barro. A decisão de abordar os quatro elementos foi uma extensão da escolha do Conselho Editorial pelo tema da água, segundo Francisco Costa, editor da Revista USP. "A temática da água mostra-se importante frente à situação paradoxal que vive o Brasil. Apesar de termos o maior sistema fluvial do mundo, já sofremos com a ameaça da falta da água", lembra.
A revista, que é de publicação trimestral, traz textos de professores e pesquisadores, da USP e de outras instituições. A água é abordada sob vários aspectos. Roberto Bolzani Filho, por exemplo, trata o tema sobre o viés filosófico, falando dos mitos aquáticos. Aziz Ab Saber também participa da edição num texto que argumenta contra a transposição do Rio São Francisco. Costa ainda destaca o artigo de Vladimi Bartalini que trata do assunto na produção do espaço. O texto mostra como a presença dos rios é cada vez menor nas aglomerações metropolitanas. Na cidade de São Paulo, por exemplo, tem-se apenas dois rios que ficam mais visíveis, Tietê e Tamanduateí, que cortam a cidade. Um elevado número de córregos da cidade permanece oculto, enjaulado pela canalização que impossibilita que a população à sua volta sequer sinta a sua presença.
Além desse setor temático, o número ainda traz as seções de textos e livros, que são fixas em todas as edições. A primeira reúne assuntos variados. "É a nossa miscelânea: aborda a arqueologia, a música, a comunicação, a literatura etc, artigos de várias qualidades", explica Costa. A seção de livros se destina a tratar de alguns lançamentos que se julgam importantes.
A Coordenadoria de Comunicação Social da USP é quem produz a revista, que é enviada para os principais veículos de comunicação da grande mídia brasileira. A compra da revista, que é vendida por R$16,00, pode ser feita nas livrarias da Edusp, Fnac e Cultura. A distribuição também acontece em algumas bancas de jornal da cidade de São Paulo, como a da Praça Panamericana e algumas da Avenida Paulista. Os interessados também podem realizar a assinatura da revista, que possui anuidade de R$ 40,00.
(Por Vanessa Portes,
Agência USP, 14/11/2006)