Comboio com 175 toneladas de resíduos nucleares está a 20 quilômetros do seu destino final, a Alemanha
2006-11-13
Um comboio com 175 toneladas de resíduos nucleares, que partiu de la Hague, França, na sexta-feira (10/11) chegou a Dannenberg, Alemanha, a 20 quilómetros do seu destino final, depois de ter sido atrasado por milhares de manifestantes contra o nuclear.
Os doze contentores de resíduos vitrificados, produzidos por centrais nucleares alemãs e reprocessados em França, deverão ser transferidos esta noite para camiões. Amanhã farão a viagem final até ao centro de armazenamento alemão de Gorleben. Cerca de 700 militantes anti-nuclear já estão reunidos ao longo da estrada que liga Dannenberg a Gorleben. Todo o percurso do comboio, que durou um total de 44 horas, foi vigiado de perto por cerca de 1500 manifestantes e 16 mil polícias, helicópteros, cavalos e cães.
Os militantes anti-nuclear atrasaram o comboio nos últimos 50 quilómetros do trajecto. Activistas da organização Robin Wood suspenderam-se de uma corda que tinham esticado entre as árvores de ambos os lados da linha-férrea. Este foi um dos vários protestos que atrasaram a viagem do comboio. Em Hitzacker, a polícia removeu 200 pessoas que tinham ocupado as linhas de comboio. Ontem, vários milhares de pessoas manifestaram-se em Gorleben para pedir o fim deste tipo de transportes e o encerramento do centro de armazenamento porque o consideram perigoso.
(Ecosfera, 11/11/2006)
http://ecosfera.publico.pt/noticias2005/noticia5774.asp