Alterações climáticas: Reino Unido vai pedir fundo para África
2006-11-13
Os delegados britânicos presentes na conferência internacional sobre o clima a decorrer em Nairobi, Quénia, estão a preparar uma proposta para a criação de um fundo para ajudar o continente africano a adaptar-se aos impactos das alterações climáticas. Muitos países africanos têm-se queixado da falta de investimento no seu continente, já afectado por secas prolongadas e inundações.
Segundo avança o jornal “The Guardian”, edição online, diplomatas britânicos e de outros países estão a pressionar os Estados mais ricos para aceitarem um novo fundo da ONU, a ser financiado pelo comércio de emissões.
O fundo seria semelhante ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, criado há 15 meses pela ONU para ajudar os países pobres a conseguirem um desenvolvimento sustentável, permitindo aos países ricos investirem em “projectos limpos” em troca de licenças de emissão. Mas os países mais atractivos para os investidores têm sido a Índia e a China. África tem ficado para trás. “Há aqui, claramente, uma injustiça e África e outros países vão pressionar para novos fundos”, disse um diplomata britânico.
Nesta segunda-feira, os delegados vão ouvir apresentações sobre os riscos das alterações climáticas na Argélia, Índia, Quénia, Malawi, Mali, Moçambique, África do Sul, Tajiquistão, Zâmbia e Zimbawe.
(Ecosfera, 11/11/2006)
http://ecosfera.publico.pt/noticias2005/noticia5772.asp