Retirados dois caminhões de lixo do Banhado de Cachoeirinha
2006-11-13
Dois caminhões com lixo e entulhos foi o resultado da limpeza de um banhado promovida no sábado (11/11) por um grupo de ambientalistas e por funcionários da Prefeitura de Cachoeirinha. A área, localizada ao lado do Ecomuseu, é reconhecida pela Fepam como de preservação ambiental. Além da limpeza, que teve a participação de 20 pessoas, foi realizado o plantio de vegetação para impedir que o local sofra com a devastação. Amanhã, será realizada uma reunião com técnicos das secretarias municipais de Planejamento e do Meio Ambiente, além de ambientalistas, para definir outras medidas a serem adotadas a fim de garantir a preservação do banhado.
O objetivo do encontro é definir as diretrizes de um projeto paisagístico para o local visando conciliar as atividades de visitação e conservação. 'Temos a intenção de criar uma trilha ecológica que permita preservar a região e, ao mesmo tempo, possibilitar que estudantes e outros interessados tenham contato com a natureza', explicou o secretário de Governo de Cachoeirinha, Nélson Postay.
O titular do Meio Ambiente, Breno Munhoz, destacou que a situação na área estava crítica. Segundo ele, além do lixo, a área era ocupada por andarilhos, mendigos e por acampamentos. Munhoz acrescentou que existe a idéia de cercar o local de forma natural, com algum tipo de vegetação, para impedir o acesso de qualquer pessoa. 'Queremos transformar essa área em um local de estudo, especialmente pelo fato de que ela é parte de um grande ecossistema, está próxima de outras reservas ambientais e é considerada um corredor para diversas espécies de pássaros.'
(Correio do Povo, 13/11/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp