Ministério do Meio Ambiente realiza feira ambiental da Região Hidrográfica Atlântico Sul
2006-11-13
Defensores da natureza, militantes de movimentos em prol da preservação das águas e simpatizantes da causa ambientalista das mais variadas idades têm um encontro marcado hoje (13/11), no hall da Assembléia Legislativa, em Florianópolis. Durante todo o dia, a partir das 9h, acontecerá a Feira Ambiental da Região Hidrográfica do Atlântico Sul, iniciativa da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (SRH/MMA), com apoio local da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS) e Fudação do Meio Ambiente (Fatma).
A SRH/MMA levará para a feira a exposição fotográfica “Águas brasileiras”, com imagens das 12 regiões hidrográficas do Brasil: Amazônica, Atlântico Nordeste Oriental, Atlântico Nordeste Ociental, Parnaíba, Tocantins-Araguaia, Paraguai, Paraná, São Francisco, Uruguai, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Atlântico Sul. Estas imagens mostram as diversas etapas de elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), importante documento que tem como objetivo principal estabelecer um pacto nacional para a definição de diretrizes e políticas públicas voltadas para a melhoria da oferta de água.
A abertura do evento está marcada para as 9h, no plenário da Alesc, com a presença de autoridades, entre elas o secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, que fará uma apresentação sobre a participação da sociedade no processo de implementação do PNRH e sobre o Caderno da Região Hidrográfica Atlântico Sul. Além disso, atividades artísticas como teatro, jogos infantis, poesia e mostra de vídeos serão realizadas durante o evento. São aguardadas visitas de escolas e de grupos ambientalistas.
Organizadas pela SRH/MMA em parceria com Conselho Federal de Direitos Difusos (CFDD) e com as Comissões Executivas Regionais (CERs), as feiras ambientais serão realizadas nas 12 regiões hidrográficas do país, para informar e sensibilizar a sociedade sobre a gestão dos recursos hídricos e a implementação do PNRH.
A Região Hidrográfica Atlântico Sul tem grande importância para o País pelo seu desenvolvimento econômico e por abrigar expressiva densidade demográfica. Ela se inicia ao norte próximo a divisa dos estados de São Paulo e Paraná e se estende até o arroio Chuí, ao sul. Possui uma área total de 185.856 km2 (2% do País) e vazão média de 4.129 m³/s (3% da produção hídrica do País). A região abrange porções dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Para os interessados em participar da feira como voluntário ou como expositor, é necessário realizar um cadastramento prévio pelo sítio do PNRH (http://pnrh.cnrh-srh.gov.br/). O calendário e a programação das feiras ambientais já estão disponíveis no mesmo sítio eletrônico.
(Alesc, 10/11/2006)
http://www.alesc.sc.gov.br/noticias/apresentanoticia.php