Ministros do Meio Ambiente querem proteção aos incêndios florestais e à biodiversidade no sudeste asiático
2006-11-13
Os ministros do Meio Ambiente da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) decidiram reforçar a cooperação regional para proteger o meio ambiente, promover a biodiversidade e tratar problemas transnacionais. A Resolução sobre o Desenvolvimento Sustentável foi aprovada neste sábado durante a última jornada da décima Reunião Ministerial sobre o Meio Ambiente da Asean, realizada na ilha de Mactan, na parte central das Filipinas, informou a imprensa local.
Os ministros expressaram sua preocupação sobre os incêndios florestais que todos os anos atingem a região, principalmente a Indonésia. Para isso, foi criado um comitê diretor ministerial sub-regional formado por Brunei, Indonésia, Cingapura e Tailândia, na tentativa de buscar soluções para os impactos sobre o meio ambiente produzidos pelos incêndios florestais que causam excesso de fumaça. Cingapura e Indonésia se comprometeram a destinar US$ 50 mil cada para estabelecer um "fundo de fumaças".
Os ministros também manifestaram através da resolução seu apoio incondicional ao recém estabelecido Centro de Biodiversidade das Filipinas. A reunião ministerial precede a 12ª cúpula anual de chefes de Estado e de Governo do grupo, que será realizada em dezembro, em Zebu, na qual também se apresentará o Terceiro Relatório sobre o Estado do Meio Ambiente da Asean de 2006.
A Asean é formada por Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar (Birmânia), Cingapura, Tailândia e Vietnã.
(EFE, 11/11/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/nov/12/8.htm?RSS