Assessor do Pnud diz que é preciso vontade política para resolver problema da água no mundo
2006-11-10
O assessor para o Desenvolvimento Humano Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), José Carlos Libânio, afirmou que é preciso vontade política para resolver o problema da falta de água a de saneamento no mundo.Segundo ele, essa vontade é expressa em quanto cada governo aplica para resolver o problema. A afirmação foi feita na divulgação do Relatório de Desenvolvimento Humano 2006.
A Organização das Nações Unidas recomenda que cada país invista, no mínimo, 1% do Produto Interno Bruto (PIB – a soma das riquezas de um país) nesses serviços. Libânio afirmou que no Brasil, por exemplo são gastos 0,45%. “Não só o Brasil, mas todos os países que estejam investindo menos de 1% têm que alcançar essa meta inclusive para atender aos Objetivos do Milênio”.
No entanto, o secretário de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Abelardo Oliveira, disse que o investimento brasileiro será suficiente para atender a meta de universalização de acesso à água e ao saneamento.
“Quando o relatório coloca esse 1% está considerando todos os países do mundo, inclusive os da América Latina e África, que têm situação pior do que a brasileira. Se investirmos 0,45% do PIB anualmente, considerando o crescimento constante da economia de 4% ao ano, conseguiremos atingir com sobra a meta até 2015, que é de reduzir pela metade o número de pessoas que não têm acesso a água e esgoto no país”.
O secretário lembrou também que os dados do relatório são de 2004 e o Brasil tem informações mais atuais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2005. Segundo ele, em três anos de governo, 4,7 milhões de moradias tiveram acesso ao abastecimento de água e 4,6 milhões, a serviço de esgoto, dos quais 3,5 milhões com rede coletora de esgoto e 1,1 milhão com fossa séptica, solução adequada para as zonas rurais.
(Por Kelly Oliveira, Agência Brasil, 09/11/2006)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/11/09/materia.2006-11-09.1935605341/view