Vereador de Sorriso (MT) sugere reflorestamento em propriedades acima de 100 hectares
2006-11-10
O presidente da Câmara de Sorriso, vereador Jaburu (PPS), está indicando ao Poder Executivo a necessidade de se determinar através de lei, o reflorestamento sustentável de 3% das áreas abertas, nas propriedades com mais de 100 hectares, estabelecendo incentivos fiscais.
A indicação tem como metas proteger e dar garantia de longevidade à atividade agrícola na região, suprir a sempre crescente demanda de lenha para secagem de cereais, e criar condições de efetivar a certificação dos produtos com o Selo Verde. De acordo com o parlamentar, a medida visa a geração de empregos, valorização imobiliária da área pela implantação da floresta, renda extra – agricultura ao produtor e possibilidade de vantagens na participação de programas internacionais no seqüestro de carbono.
“O reflorestamento sustentável apresenta inúmeras vantagens para o agricultor e para a região, pois consolida a estabilidade econômica do município a partir da utilização do produto florestal e propicia a cadeia de agregação de valor, incrementando o ingresso de finanças com mínima evasão”, justifica.
A proposta do presidente do Legislativo recebeu elogios do vice-presidente da Câmara, vereador Santinho Salerno (PSDB). “As florestas plantadas, tanto para o uso comercial como para recuperação de áreas degradadas, são importantes para a biodiversidade. Por isso, atitudes como essa merecem nosso apoio e a atenção do Executivo”, salienta. A indicação foi encaminhada ao secretário de Agricultura, Sardi Trevisol e ao prefeito Dilceu Rossato.
(Só Notícias – MT, 09/11/2006)
http://www.sonoticias.com.br/