Secretário de agricultura de Viadutos avalia que o desmatamento e o plantio de eucaliptos em grande escala contribuem para a estiagem da região
2006-11-10
A Secretaria da Agricultura de Viadutos, município localizado a 30 quilômetros de Erechim, retomou ontem (09/11) o transporte de água para o meio rural. O caminhão-pipa leva duas cargas de 7 mil litros por dia para as comunidades de São Pedro, Coxilha, Alda e Rio Quinto. Por enquanto, são nove famílias que precisam do socorro da prefeitura para abastecer de água os animais. "Se não chover, a partir de segunda-feira vamos dobrar as viagens", prevê o secretário da Agricultura, Celso Paese.
Uma retro-escavadeira trabalha na abertura de uma vala para levar água drenada de uma fonte até a Linha São Marcos. A comunidade, distante 14 quilômetros da sede, tem 41 famílias e sofre com a falta de água nos meses mais quentes. O secretário Paese, um agricultor com experiência, avalia que o desmatamento e o plantio de eucaliptos em grande escala contribuem para a situação. Viadutos transporta de quatro a cinco caminhões/dia com eucaliptos para cooperativas em Concórdia (SC) e Erechim. É uma fonte econômica alternativa numa região de minifúndio acostumada a plantar soja, milho, feijão, produzir leite e criar suínos, aves e gado. Nos municípios de Aratiba e Barra do Rio Azul, que já haviam retomado o transporte de água em caminhões-pipa para abastecer comunidades da zona rural na semana passada, a chuva de sábado deu uma trégua, mas persiste o temor de uma nova estiagem na região do Alto Uruguai.
(Correio do Povo, 10/11/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia