Às 11 horas do próximo sábado (11/11), no Salão Nobre da Associação Riograndense de Imprensa (Avenida Borges de Medeiros, 915, oitavo andar, em Porto Alegre), acontecerá a solenidade de entrega dos certificados de premiação e de participação do Prêmio Fepam de Jornalismo Ambiental 2006.
Já em sua terceira edição, houve 58 trabalhos inscritos no concurso promovido conjuntamente com o Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ), ARI e Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjor).
Segundo o coordenador do Prêmio Fepam, jornalista Mário Eugênio Villasboas Rocha, vem aumentando a cada ano o número de participantes: “É importante destacar que o objetivo do Prêmio Fepam é fazer um reconhecimento público à produção jornalística mobilizada na defesa do meio ambiente . Neste sentido, os trabalhos destacados representam a todos os demais em suas respectivas modalidades. É por isso que não há segundos lugares ou menções honrosas. Todas as produções inscritas revelaram méritos ao apontar diferentes enfoques das questões ambientais”.
Fizeram parte do júri os jornalistas Flávio Porcello (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS), Ilza Girardi (Fabico/UFRGS e NEJ), Vilson Romero (ARI), João Batista Santafé Aguiar (NEJ) e Léo Nuñez (Sindicato). Eles avaliaram os trabalhos inscritos nas categorias Texto Jornal, Texto Revista, Fotografia, Radiojornalismo, Telejornalismo e Webjornalismo.
São estes os trabalhos destacados:
Texto Jornal – Carlos Dominguez, do Diário de Santa Maria, por “Terra de alguém”, publicado em 24 de junho de 2006;
Texto Revista – Andrea Fioravanti Reisdörfer, de Conselho em Revista (revista do CREA/RS), por “Cemitério e meio ambiente: um risco em potencial”, publicado na edição de setembro de 2006;
Fotografia – Nauro Júnior, do jornal Zero Hora, por “Vida de pescadora”, publicada na capa da edição de 22 de abril de 2006;
Radiojornalismo – Fernanda Bagatini e Tatiane de Souza, da Rádio Guaíba AM (Jornal da Manhã), por “Poluição atmosférica: um mal silencioso nos centros urbanos”, reportagens veiculadas nos dias 4, 5, 6 e 8 de setembro de 2006;
Telejornalismo – Analice Bolzan, da TV Justiça (TRF/4), por “Pneus”, veiculada em agosto de 2005 pelo Programa Via Legal, produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com Superior Tribunal de Justiça, e posteriormente veiculada também na TV Cultura (SP), TVE/RS.
Webjornalismo – Aldem Bourscheit Cezarino, pelo texto intulado “O rico, desconhecido e ameaçado Pampa”, veiculado integralmente pela Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais em 9 de dezembro de 2005 e publicado anteriormente pela Revista do Ibama, em versão reduzida.
Veja a 1ª matéria de uma série de três
(Fepam, 09/11/2006)
http://www.fepam.rs.gov.br/noticias/noticia_detalhe.asp?id=1056