Fepam divulga vencedores do Prêmio Roessler por Contribuição Especial à Defesa do Meio Ambiente
2006-11-10
A Feira dos Agricultores Ecologistas do Bom Fim (Porto Alegre), o InGa - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais – e o jornalista João Antônio Lopes Garcia, apresentador do programa Guaíba Ecologia, da rádio Guaíba AM, são os vencedores da edição de 2006 do Prêmio Henrique Luiz Roessler por Contribuição Especial à Defesa do Meio Ambiente.
A solenidade de entrega dos troféus está marcada para o próximo sábado (11/11), às 11 horas, no Salão Nobre da Associação Riograndense de Imprensa, localizado na Avenida Borges de Medeiros, 915, oitavo andar.
Já em sua terceira edição, o Prêmio Roessler é atribuído pelas direções da Fepam, do Núcleo de Ecojornalistas (NEJ), do Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjor) e da ARI.
Semana Roessler - A divulgação do resultado aconteceu na tarde de hoje (08), durante o evento de abertura da II Semana Roessler, promovida pela Fepam em conjunto com a UPAN – União Protetora do Ambiente Natural, Movimento Roessler e Agapan – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural.
O objetivo do conjunto de atividades que serão desenvolvidas até o próximo dia 16 é destacar o trabalho de conscientização ambiental desenvolvido por Henrique Luiz Roessler, que residiu durante muitos anos às margens do Rio dos Sinos. Ele nasceu em Porto Alegre, em 16 de novembro de 1896. Roessler é o Patrono da Fepam, em virtude do disposto na Lei Estadual 9.261/91.
OS VENCEDORES – O jornalista João Garcia, vencedor na categoria profissional é apresentador do programa Guaíba Ecologia, apresentado na rádio Guaíba AM aos domingos, das 9h30min às 10 horas, desde dezembro de 1999. Atua na produção o jornalista Élio Bandeira.
Em 2004 e 2005 foram homenageadas, respectivamente, a jornalista Maria de Lourdes da Cunha Wolff, editora da revista “Ecos”, do DMAE de Porto Alegre, e jornalista e professora Ilza Maria Tourinho Girardi, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, introdutora da primeira disciplina de Jornalismo Ambiental no Rio Grande do Sul.
Como instituição, foi escolhida a ONG Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, com sede em Porto Alegre, fundada em 7 de abril de 1999. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter ambientalista, científico, cultural e educativo, de direito privado. Passou a integrar, em 2006, o Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema.
Em 2004 e 2005 o Prêmio Roessler foi atribuído nesta categoria, respectivamente, à EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais e ao Núcleo Amigos da Terra/Brasil.
O outro troféu a ser entregue na ARI, sábado próximo, destina-se, pelo regulamento, a um evento ou iniciativa. Foi vencedora a Feira dos Agricultores Ecologistas localizada na Rua José Bonifácio, criada em outubro de 1989 e que recebe um público estimado em cerca de cinco mil pessoas nas manhãs de sábado, quando é realizada.
Em 2004 e 2005, respectivamente, o Prêmio Roessler foi destinado ao II Fórum Internacional das Águas, iniciativa da Associação Riograndense de Imprensa, e ao lançamento da biografia de ambientalista José Lutzenberger, intitulada “Sinfonia Inacabada”, de autoria da jornalista gaúcha Lílian Dreyer.
(Fepam, 09/11/2006)
http://www.fepam.rs.gov.br/noticias/noticia_detalhe.asp?id=1051