Cerca de 100 icebergs se desprendem da Antártida
2006-11-10
A autoridade marítima da Nova Zelândia lançou, esta semana, um aviso urgente aos navegantes no Oceano Antártico depois de avistar por volta 100 blocos de gelo que se desprenderam da Antártida.
Os icebergs - o maior deles tendo cerca de 130 metros de altura acima do nível do mar - estão a cerca de 250 quilômetros ao sul da Austrália, a menor distância que o continente chega a um bloco de gelo desde 1931. A tripulação de um Orion P3-K, da aeronáutica neozelandesa, que realizava uma patrulha de rotina em busca de barcos pesqueiros ilegais, avistou os primeiros blocos de gelo na sexta-feira à noite, ao sul de Invercargill (sul da Nova Zelândia).
O grupo de icebergs é composto por dois setores de quase 50 blocos de gelo cada um. Alguns dos blocos são grandes o bastante para sobreviver por mais de uma semana nas proximidades da ilha sul da Nova Zelândia, informou o físico marítimo do Instituto Nacional de Investigação sobre Água e Atmosfera, Mike Williams. O especialista acrescentou que os icebergs, que já apresentam vários buracos, devem se desintegrar ao se aproximarem da costa.
(Ansa, 10/11/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=27770