Petrolíferas russa e chinesa construirão refinaria na China
2006-11-10
As companhias petrolíferas OAO Rosneft (da Rússia) e China National Petroleum (CNPC) chegaram a um acordo para a construção conjunta de uma refinaria na China, disse nesta quinta-feira (9/11) o executivo-chefe da Rosneft, Sergei Bogdanchikov. O acordo reforça a parceria entre as estatais, que já envolvia a construção conjunta de uma rede de postos de abastecimento na China e a produção de petróleo na Rússia.
A refinaria a ser construídas pelas duas empresas terá capacidade de produção de 70 milhões de barris por ano, disse Bogdanchikov, informou a agência de notícias russa Prime-Tass. O objetivo da construção da refinaria seria abastecer cerca de 300 postos no país. O local de construção da refinaria ainda não foi definido.
A China vem tentando obter acesso às reservas de petróleo e gás natural da Rússia, ao mesmo tempo em que o governo russo tenta captar investimentos junto à China para para desenvolver seu setor petrolífero. O petróleo hoje responde por cerca de 70% das exportações russas para a China. A CNPC, por sua vez, comprou por US$ 500 milhões uma participação na Rosneft quando a empresa fez um IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês).
Recorde
Em setembro, a China importou a quantidade recorde para o país de 3,3 milhões de barris de petróleo por dia em média, totalizando 13,46 milhões de toneladas no mês. O aumento foi de 24% em relação a setembro de 2005 e ficou 2,4% acima do registrado em janeiro deste ano.
A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) informou no mês passado que a demanda por petróleo na China deve crescer 6,4% neste ano, para cerca de sete milhões de barris por dia - o crescimento supera em muito o registrado em 2005, que foi de 2,6%. Os EUA, no entanto, continuam ainda a ser o país que mais consome petróleo, com uma previsão de cerca de 21 milhões de barris por dia.
(Folha Online, 09/11/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=27775