Canyon do São Francisco poderá virar parque
2006-11-09
Integrantes do Fórum de Revitalização do Rio São Francisco no Estado de Alagoas discutiram ontem em reunião na Casa da Indústria, uma agenda de ações a serem implementadas em 2007. Dentre elas está a criação do Parque Nacional do Canyon do São Francisco e das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Marituba do Peixe e de Piaçabuçu. De acordo com o coordenador nacional do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, Maurício Laxe, do Ministério do Meio Ambiente, a criação das APAs e do Parque Nacional do Canyon, são ações que vão incrementar o turismo e a pesca, seguindo parâmetros de desenvolvimento sustentável.
O canyon, com seus paredões de rochas graníticas, com altura aproximada de 80 metros, é de um beleza única, capaz de encantar turistas e visitantes. Um parque similar já existe na área das nascentes que a Expedição Américo Vespúcio visitou em São Roque de Minas, razoavelmente preservada.
É o Parque Nacional da Serra da Canastra, o Parcanastra, onde nasce o São Francisco em meio a uma área de visitação fiscalizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis),
"Os objetivos são ações amplas de turismo e pesca, com a gestão de recursos pesqueiros nos municípios do Baixo São Francisco e região de Xingó", explicou Maurício Laxe.
Dentro do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Baixo São Francisco, já estão disponíveis cerca de R$ 160 mil para o Plano de Manejo da APA de Marituba do Peixe e APA de Piaçabuçu. O trabalhador prosseguirá com a construção de um portal e um receptivo turístico na região.
O superintendente do Ibama em Alagoas, Osvaldo Sarmento ressaltou os dois anos de trabalho do programa de revitalização, iniciado em 2004 e convocou as instituições civis a se integrarem mais ao trabalho.
(Por Ana Márcia, Tribuna de Alagoas, 08/11/2006)
http://www.tribunadealagoas.com.br/interna.php?id=25511