Da preservação do meio ambiente à superação da pobreza
emissões de co2
2006-11-08
A CARE Brasil, em parceria com a empresa CO2e., lançou nesta segunda-feira (6/11) a o Fundo CARE Brasil de Carbono Social, na Conferência das Partes (COP-12), realizada em Nairobi, Quênia.
Esta é a primeira iniciativa que associa Créditos de Carbono a benefícios para as comunidades, visando não somente mitigar as mudanças climáticas, mas também contribuir para a superação da pobreza e o fortalecimento do desenvolvimento social. Os projetos serão desenvolvidos em quatro importantes e estratégicos biomas brasileiros: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado e Caatinga, onde a CARE Brasil já atua em programas sociais de combate à pobreza.
Ao contrário dos fundos, o Fundo CARE Brasil de Carbono Social terá foco no componente ambiental e social promovendo a preservação do meio ambiente através da emissão de Créditos de Carbono e investindo no desenvolvimento das comunidades empobrecidas nas áreas onde os projetos serão executados. Outro diferencial é a gestão que será totalmente realizada por uma ONG, no caso a CARE Brasil, além de ser um fundo que investirá em projetos de pequena escala focando o desenvolvimento local das comunidades envolvidas.
A gestão técnica do fundo será desenvolvida pela CO2e, uma das maiores empresas globais atuantes na área de mudanças climáticas. Ao longo dos últimos cinco anos, a CO2e estabeleceu uma marca de reconhecimento global e um incomparável conhecimento técnico específico, responsável por diversas inovações pioneiras. Alinhado a isso, está a história da CARE que reúne 60 anos de ações em todo mundo no desenvolvimento social e combate à pobreza.
O lançamento vem ao encontro ao estabelecido pelo Protocolo de Kyoto assinado em 1997. O documento estabelece a redução das emissões de Dióxido de Carbono (CO2), que responde por 76% do total das emissões relacionadas ao aquecimento global, e outros gases do efeito estufa, nos países industrializados. Os signatários se comprometeram a reduzir a emissão de poluentes em 5,2% em relação aos níveis de 1990.
As Mudanças Climáticas Globais representam um dos maiores desafios da humanidade. As crescentes emissões de Dióxido de Carbono (CO2) e outros gases como o Metano (CH4) e o Óxido Nitroso (NO2) na atmosfera têm causado sérios problemas, como por exemplo, a intensificação do Efeito Estufa. As emissões de CO2, gás que mais contribui para o aquecimento global, representam aproximadamente 55% do total das emissões mundiais de gases do Efeito Estufa, e o tempo de sua permanência na atmosfera é de 50 a 200 anos. Isto significa que as emissões de hoje têm efeitos de longa duração, podendo resultar em impactos no regime climático ao longo dos séculos.
Como funciona o fundo
Com operações baseadas no Brasil, o Fundo CARE Brasil de Carbono Social investirá em projetos no Brasil no contexto dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), gerando retorno para seus investidores através de Certificados de Reduções de Emissões (CERs), créditos negociáveis dentro do mecanismo do Protocolo de Kyoto e mercados voluntários de carbono (VERs). O objetivo é implementar projetos que efetivamente contribuam para a redução das mudanças climáticas globais, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável,trabalhando com regras éticas, sociais e ambientalmente corretas, baseadas no conceito de Carbono Social.
O Fundo tem como objetivo captar US$55 milhões com investimentos convertidos em toneladas de CO2 equivalentes, visando gerar 5 milhões de créditos carbono. O valor mínimo de investimento é de US$50 mil. Durante o período de duração do Fundo, serão desenvolvidos cerca de 14 a 20 projetos, nos quais serão aplicados seus recursos. As cotas do Fundo CARE Brasil de Carbono Social já estão à venda. Para adquirir as ações ou obter mais informações sobre elas, entre em contato conosco pelo site http://www.caresocialcarbon.com ou http://www.care.org.br ou pelo email: cbsc@br.care.org.
Sobre o Carbono Social
O Carbono Social é uma metodologia de avaliação e acompanhamento para assegurar a transferência de benefícios sociais e econômicos para as comunidades das áreas onde os projetos de seqüestro e redução de carbono são implantados. Esse conceito surgiu da necessidade de garantir que os projetos desenvolvidos para a redução ou fim das emissões de gases que destroem a camada de ozônio podem contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável, incorporando métodos transparentes de acesso e medição dos benefícios incorporados para as comunidades envolvidas nos projetos e garantindo que os serviços ambientais fornecidos por estas comunidades sejam apropriadamente compensados.
O Carbono Social melhora a efetividade do projeto porque valoriza as comunidades locais, seus costumes, tradições, sistemas de produção e, principalmente, se preocupa com os potenciais das comunidades e considera as relações de poder e o cenário político da região. Os projetos desenvolvidos utilizando a metodologia do Carbono social são mais confiáveis, estáveis e com um custo beneficio positivo, porque os investimentos destinados equilibram o desenvolvimento dos aspectos sociais e econômicos do ambiente local permitindo um retorno maior a longo prazo. O conceito do Carbono Social é um conceito Brasileiro, que surgiu durante a implementação do primeiro projeto de seqüestro de carbono, desenvolvido pelo Instituto Ecológica no entorno da Ilha do Bananal no Estado do Tocantins. Fonte: Instituto Ecológica.
As parcerias envolvidas
CARE Brasil
A CARE Brasil desenvolve programas na Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas. Integra a rede da CARE Internacional - uma organização humanitária que trabalha no combate à pobreza. A CARE atua há 60 anos com programas de desenvolvimento social e em situações de emergências em 72 países. É uma federação formada por 12 países membros: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Tailândia, Noruega e Reino Unido. A sede da CARE Internacional fica em Genebra, na Suíça. Em 2005, trabalhou diretamente com mais de 48 milhões de pessoas na África, Ásia, América Latina e Leste Europeu. Mais informações: http://www.care.org.br.
CO2e
CO2e.com Ltda. (CO2e) é uma empresa de brokerage ambiental, subsidiária da Cantor Fitzgerald e Mitsui. Ao longo dos últimos 5 anos, a CO2e estabeleceu uma marca de reconhecimento global e um incomparável conhecimento específico. A empresa é responsável por diversas ações pioneiras, incluindo a primeira plataforma on-line de negociação de GEE, os primeiros CERs da Europa, a maior negociação de GEE do mundo, entre outros. A CO2e ganhou o prêmio Environmental Finance nos últimos 3 anos pelo “melhor broker de MDL e JI”, além de diversos outros prêmios do setor. A CO2e será o responsável técnico pelo Fundo CARE Brasil de Carbono Social. Mais informações http://www.socialcarbon.com e http://www.co2e.com.
(Envolverde, 07/11/2006)
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=24337
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=24337