Agência Internacional de Energia defende opção nuclear
2006-11-08
A energia nuclear pode dar um grande contributivo para reduzir a dependência energética e reduzir as emissões de dióxido de carbono podendo tornar-se fundamental para o abastecimento energético nos próximos 25 anos, afirma a Agência Internacional de Energia (AIE).
«A energia nuclear é uma opção com um potencial atrativo para conseguir a segurança no abastecimento de eletricidade e reduzir as emissões de dióxido de carbono, mas o seu financiamento é ainda um desafio», afirmou hoje o presidente da AIE, Claude Mandil na apresentação do World Energy Outlook 2006.
A energia nuclear é atualmente produzida por 443 reatores repartidos por 31 países e representa 15% da eletricidade mundial, ou seja, 386 gigawatts em 2005. A AIE refere que se a tendência atual se mantiver em relação à energia nuclear, a capacidade de produção deve aumentar para 416 gigawatts em 2030.
A AIE prevê no seu relatório que o futuro energético é poluente, inseguro e caro.
O nuclear permitirá, pelo contrário, enveredar por um sistema energético mais barato, seguro e menos poluente, refere a AIE. A existência de urânio em abundância e o fato de os custos de produção de energia nuclear serem mais baratos faz com que, segundo a AIE, o nuclear seja uma boa opção para o reforço da segurança do abastecimento de eletricidade.
(Lusa, 07/11/2006)
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=249525