Fundos ambientais da América Latina e Caribe se reúnem no Rio de Janeiro
2006-11-07
O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) realiza hoje (7/11), no Rio de Janeiro, a 8ª Assembléia da Rede de Fundos Socioambientais da América Latina e Caribe (RedLac). A Redlac é formada por 21 fundos ambientais de 14 países da região. Juntos, eles movimentam cerca de US$ 700 milhões para financiar três mil projetos em toda a região. A RedLac é uma comunidade de aprendizagem e intercâmbio que tem como eixo central o fortalecimento e a capacitação dos fundos locais. Sua missão é compartilhar conhecimentos, experiências, melhores práticas e metodologias de trabalho entre os fundos-membros.
O evento do Rio servirá como centro de importantes discussões a respeito do financiamento ambiental no Brasil, na América Latina e Caribe. A questão é crucial para a manutenção dos serviços ambientais prestados ao homem pelo meio ambiente. Financiar ações e controlar a aplicação dos recursos por meio de mecanismos democráticos e de participação cidadã é um dos principais temas no debate ambiental contenporâneo. Para discutir esses temas, estão sendo propostas várias palestras de personalidades de renome no cenário internacional. Os nomes estão sendo confirmados.
A riqueza dos fundos está na variedade de temas que eles manejam conforme diferentes pontos de vista e segundo as realidades de seus respectivos países , o âmbito geográfico e ecossistêmico em que trabalham e seus distintos níveis de desenvolvimento e consolidação.
A assembléia será aberta às 9h no Instituto para o Desenvolvimento Empresarial Estrada das Canoas, 3520 - São Conrado _ Rio de Janeiro _ Brasil.
(Ministério do Meio Ambiente, 06/11/2006)
http://www.mma.gov.br/ascom/ultimas/index.cfm?id=2897