Exemplo que vem da Califórnia: clima no planeta é tema de máxima urgência
2006-11-07
Em campanha para a reeleição ao governo da Califórnia, Arnold Schwarzenegger decidiu enfrentar a resistência da Casa Branca em respeitar os acordos ambientais e conseguiu aprovar um projeto de lei que pretende reduzir a emissão de gás carbônico em seu Estado em até 25% nos próximos 20 anos.
Embora possua condutas reprováveis em relação a outros temas, entre eles a imigração, a iniciativa do ex-astro de Hollywood pode servir como exemplo para muitos governantes, que insistem em ignorar os impactos da ação destrutiva do homem no clima do planeta. A lei aprovada na Califórnia impõe limites às emissões de gás carbônico em veículos, fábricas, usinas de eletricidade e refinarias, além de estimular o desenvolvimento de energia renovável e a produção de biocombustíveis.
O governador Schwarzenegger também enviou uma carta ao presidente George W. Bush, seu colega no Partido Republicano, exigindo que a questão ambiental seja encarada com seriedade e urgência. Sua preocupação tem encontrado apoio em diversos setores da sociedade.
No Brasil, a ação dos governantes em relação ao problema ainda é tímida. Prova disso é que o assunto apareceu timidamente na campanha eleitoral. Pouco se falou em projetos para recuperação de áreas degradadas, destinação de resíduos sólidos e líquidos, uso inteligente da água, reflorestamento, reciclagem, entre outras questões que urgem por soluções imediatas.
Talvez isso tenha ocorrido porque o eleitor, sobretudo dos grandes centros, ainda não se deu conta da importância desse debate. Em pouco tempo, porém, o reflexo de queimadas na Amazônia e do descaso dos governos começará a se refletir em vários setores da sociedade.
Em seu segundo mandato, o presidente reeleito deve chamar todos os setores da sociedade para discutir o problema. Ninguém deve se eximir de responsabilidades e não há como apontar vilões em meio à infinidade de pendências que devem ser solucionadas.
(Por Sebastião Almeida, Olhão, 06/11/2006)
http://www.olhao.com.br/artigos_06112006180637.shtml